top of page

Mural de artigos

do seu interesse

Prejuízo poderá ser usado para abater débito fiscal

  • Jornal Valor
  • 16 de dez. de 2016
  • 3 min de leitura

Do pacote de medidas microeconômicas que o governo vai anunciar hoje constará um alívio importante para as empresas em dificuldades, que esperavam por um novo Refis: será permitido que elas usem prejuízos já apurados para abater dívidas tributárias. Outra proposta que será levada ao presidente Michel Temer é a alteração da lei de falências para que dívidas trabalhistas da empresa não contaminem o ativo que será vendido. Uma terceira iniciativa deverá facilitar o pagamento de impostos pelas empresas. A ideia é que a Receita Federal desenvolva uma ferramenta nos moldes do E-Social (que paga os direitos trabalhistas do empregado doméstico), por meio do qual todos os impostos federais possam ser pagos. Temer vai reunir-se hoje às 9h com os ministros da Fazenda, Henrique Meireles, e do Planejamento, Dyogo de Oliveira, para bater o martelo no conjunto de medidas que serão adotadas para ajudar na recuperação da economia e melhorar o ambiente de negócio. Só da Fazenda são em torno de 15 propostas e, na semana que vem, será a vez do Banco Central anunciar outro conjunto de providências. Uma medida para contemplar o comércio também está em análise, embora não esteja decidido se ela será anunciada ainda hoje: a redução do prazo para que os lojistas recebam os recursos das compras com cartão de crédito. Além de dar um fôlego para as companhias em dificuldades, o governo vai permitir que os trabalhadores, também atolados em dívidas, usem um percentual do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quitar débitos com os bancos. A ideia é que ele possa sacar até cerca de 20% do saldo do fundo para esse fim. Temer terá, ainda, que arbitrar embates entre os ministérios da Fazenda e do Planejamento, que não têm posição unificada sobre o pacote. A Fazenda resistiu a apoiar um novo Refis e ofereceu como alternativa o uso de prejuízos passados para quitar parte da dívida tributária da empresa. Aliás, uma das premissas na discussão dessas medidas foi não repetir erros do governo passado. Constam ainda do pacote a redução gradual da multa adicional de 10% do FGTS cobrada dos empregadores no caso de demissão sem justa causa. Também está na pauta a implementação da faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida para atender famílias com renda entre R$ 6,5 mil e R$ 15 mil. Outra mudança será no Cadastro Positivo. Em vez do cidadão ter que autorizar previamente a inclusão dos seus dados bancários no cadastro, o processo será invertido. Todos terão seus dados incluídos e quem não quiser constar do cadastro terá que se manifestar. Ontem, o ministro da Fazenda disse que as medidas têm como objetivo melhorar o ambiente de negócios no Brasil. "Estaremos anunciando uma série de medidas da chamada microeconomia, de simplificação da vida das empresas, das pessoas, uma série de medidas visando aumentar a capacidade do país de produzir, para poder passar a crescer com maior velocidade", disse Meirelles, durante o debate "Desafios para 2017", no jornal "Correio Braziliense", em Brasília.

Fonte: Jornal Valor - 15/12/16

"Tanto a RAZAK18, como o autor não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizados pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Adicionalmente, a RAZAK18 e o autor ressaltam que em matéria de interpretação de textos legais, sobretudo na área tributária, há sempre a possibilidade de entendimentos diversos por parte das autoridades fiscais, razão pela qual não podemos garantir que estamos fornecendo a V.Sas. opinião não sujeita a eventual contestação por parte das autoridades fiscais, bem como que a mesma venha a finalmente prevalecer em tribunais administrativos ou judiciais.

E ainda, considerando que a matéria aqui tratada versa sobre a interpretação de textos legais, recomendamos que a mesma seja submetida à apreciação dos advogados/consultores da empresa antes que venham a tomar qualquer decisão sobre o assunto.

Como toda e qualquer opinião, a RAZAK18 e o autor não possuem nenhuma responsabilidade na tomada de decisões em nome dos usuários. e nem estaríamos em condições de fazê-lo."

Comentários


Posts em destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags

Av. Nilo Peçanha, 50 - Cj. 1011 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - 20020-100 - +55 21 3942-9418 

São Paulo - SP - Brasil - +55 11 3280-9418

Copyright © 2016 Razak18 Assessoria Contábil, Financeira e Tributária Ltda.

bottom of page